Dia Internacional da Síndrome de Down
21 de março
Síndrome de Down Trissomia do cromossoma 21 é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente.
Recebe
o nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu
a síndrome em 1862. A sua causa genética foi descoberta em 1958 pelo
professor Jérôme Lejeune., que descobriu uma cópia extra do cromossoma
21.A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal. Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva e desenvolvimento físico, assim como de aparência facial. A síndrome de Down é geralmente identificada no nascimento.
Pessoas
com síndrome de Down podem ter uma habilidade cognitiva abaixo da
média, geralmente variando de retardo mental leve a moderado. Um pequeno
número de afetados possui retardo mental profundo. É o distúrbio
genético mais comum, estimado em 1 a cada 800 ou 1000 nascimentos.
Muitas
das características comuns da síndrome de Down também estão presentes
em pessoas com um padrão cromossômico normal. Elas incluem a prega
palmar transversa (uma única prega na palma da mão, em vez de duas),
olhos com formas diferenciadas devido às pregas nas pálpebras, membros
pequenos, tônus muscular pobre e língua protrusa.
Os
afetados pela síndrome de Down possuem maior risco de sofrer defeitos
cardíacos congênitos, doença do refluxo gastroesofágico, otites
recorrentes, apneia de sono obstrutiva e disfunções da glândula
tireóide.A síndrome de Down é um evento genético natural e universal, estando presente em todas as raças e classes sociais
A
prontidão para a aprendizagem depende da complexa integração dos
processos neurológicos e da harmoniosa evolução de funções especificas
como linguagem, percepção, esquema corporal, orientação têmporo-espacial
e lateralidade.É comum
observarmos na criança Down, alterações severas de internalizações de
conceitos de tempo e espaço, que dificultarão muitas aquisições e
refletirão especialmente em memória e planificação, além de dificultarem
muito a aquisição de linguagem.
Crianças especiais como as portadoras de síndrome de Down, não desenvolvem estratégias espontâneas e este é um fato que deve ser considerado em seu processo de aquisição de aprendizagem, já que esta terá muitas dificuldades em resolver problemas e encontrar soluções sozinhas.
Crianças especiais como as portadoras de síndrome de Down, não desenvolvem estratégias espontâneas e este é um fato que deve ser considerado em seu processo de aquisição de aprendizagem, já que esta terá muitas dificuldades em resolver problemas e encontrar soluções sozinhas.
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