Caixinhas Ilustradas
Podem
ser propostas situações de pesquisa de figuras em revistas ou em outros
materiais impressos. Recorte uma figura pequena e cole na parte de cima
de uma caixa de fósforos. Dentro da caixa, coloque fichas com as letras
que formam o nome da figura. Os alunos deverão procurar formar outras
palavras, utilizando as letras de que dispõe cada caixinha.
ATIVIDADES COM NOMES PRÓPRIOS
Atividades realizadas na oficina de nomes próprios do dia 11/05/11.
As
atividades propostas estão com os personagens da Turma da Mônica, mas
as atividades devem ser realizadas com os nomes dos alunos.
Grupo: Adriana Nicodemo, Isabel Cristina, Maria Inês, Elisangela Carvalho, Iraci.
Nome do Jogo: Descubra quem sou?
Objetivos:
- Através das características do personagem identificarem os nomes próprios dos mesmos.
- Ler mesmo sem saber ler convencionalmente.
Conteúdo: Nome próprio
Materiais Necessários:
Cartas com as características dos personagens;
Cartas com os nomes.
Desenvolvimento:
Em duplas, um aluno “lê” as características do personagem e o outro deve adivinhar quem é, em seguida ele deve localizar a escrita do nome deste personagem.
Quando não existe aluno alfabético o professor pode ser o leitor.
Grupo: Andreia, Maria Lúcia, Nazarena, Marcia, Ana Araujo e Marta.
Nome do Jogo: Memória de Nomes
Objetivo:
- Identificar o próprio nome e dos colegas.
Conteúdo: Leitura dos nomes próprios e imagens.
Materiais Necessários:
Tampas de copos de requeijão, color set, nomes impressos, fotos, tesoura e cola.
Desenvolvimento:
Formas pequenos grupos e colocar as peças sobre a mesa, com os nomes e figuras viradas para baixo. Decidir quem inicia o jogo.
Em
seguida embaralhe as peças. Cada participante (um de cada vez), irá
escolher 2 tampinhas e vira-las, verificando se o nome corresponde a
imagem. Se não corresponder, a criança deverá devolver a mesa no mesmo
local, virando-as para baixo e passando a vez para o próximo.
Caso a imagem corresponda ao nome, o aluno guarda para ele e joga mais uma vez.
Vence o jogo quem conseguir o maior número de tampinhas.
Grupo: Carolina, Ione, Ana Neri, Claudia Alvarenga, Flavia, Rosane, Sandra,Telma Simas.
Nome do Jogo: Dominó de Nomes
Objetivos:
- Identificar nome dos personagens pelas figuras.
- Identificar as iniciais dos nomes, quantidades de letras.
- Fazer comparações.
Conteúdo: Nomes próprios
Materiais Necessários:
Papel color set, tesoura, cola, gibi e caneta hidrográfica.
Desenvolvimento:
Jogadores: de 3 a 6 alunos.
Os alunos deverão colocar as peças numa sequência, encaixando
os nomes com as figuras. O professor deve fazer intervenções aos
alunos, questionando iniciais, quantidades, nomes de letras e as letras finais.
Os
alunos ficarão com quantidades iguais de peças e jogarão numa
sequência, onde joga um de cada vez, vendo se as peças que possui se
encaixam com as que estão na mesa. Quem ficar sem nenhuma peça ganha a
jogada.
Grupo: Sandra, Sheila, Deise, Edméa, Fernanda e Meiraci.
Objetivos:
- Reconhecer a personagem do gibi.
- Identificar as letras e a sequência das letras dos nomes.
Conteúdo: Nome dos Personagens
Materiais Necessários:
Color set, cola, tesoura, recorte de personagens de gibis, caixinhas de fósforo, letras móveis.
Desenvolvimento:
Em grupo, as crianças irão montar o nome dos personagens de acordo com o desenho que está na caixinha.
Grupo: Adriana Marques, Itana, Edna, Patrícia, Dionéia e Elisabete.
Nome do Jogo: Monta Nomes
Objetivo:
- Identificar o próprio nome e o dos colegas.
- Desenvolver o racíocinio lógico e oralidade.
- Estimular a socialização e interação.
Conteúdo: Nomes próprios
Materiais Necessários:
Fotos, figuras, recortes de letras, cola, tesoura e color set.
Desenvolvimento:
Organizar
pequenos grupos, distribuir as cartelas e as letras que serão
utilizadas que devem ser embaralhadas, para que eles procurem de acordo
com os nomes que estiverem na cartela. Tendo antes apresentado as
cartelas e como deve ser feito.
Vence o jogo o grupo que terminar de montar primeiro.
Grupo: Adriana, Analucia, Anita, Claudia Paes, Roselaine e Sueli.
Nome do Jogo: Bingo de Nomes Próprios
- Reconhecer a escrita do seu nome próprio e de colegas;
- Estimular a socialização em grupo.
Conteúdo: Nome Próprio
Materiais Necessários:
Papel cartão, tesoura, pincel atômico, fotos dos alunos, cola e sacolinha.
Desenvolvimento:
1º
momento: O professor solicitará aos alunos que ajudem a elaborar um
lista com os nomes dos mesmos e trabalhará a leitura coletiva dos nomes proporcionando momentos de descobertas através dos nomes.
2º momento: Propor construção de cartela com nomes dos alunos, sugerindo grupos de 6 alunos.
3º momento: Promover momento de socialização através da exploração das cartelas confeccionadas pelos alunos sugerindo jogo com nomes, em que o professor
mostrará fotos dos alunos e pedirá para os mesmos identificarem na
cartela o nome das fotos apresentadas. O grupo que preencher primeiro a
cartela ganhará a competição.
Oi Ivani...
ResponderExcluirAdorei o seu blog...muito bom e cheinho de idéias. Obrigada por partilhar.
Também sou professora trabalho na APAE mais de 20 anos.
Já levei o link do seu blog para o meu porq vou voltar aqui. Se vc quiser conhecer o meu cantinho pode acessar aqui
http://papelartesanaliks.blogspot.com.br/
Vou postar alguns trabalhos sobre o Natal feitos na escola se vc quiser trazer para seu blog pode. Fique a vontade...pois sei que vc dá os devidos créditos.
Obrigada por tudo...um abraço.
OI IRINÉIA...
ResponderExcluirOBRIGADA A VOCÊ PELO CARINHO E SINTA-SE A VONTADE AO ME VISITAR, POIS SERÁ SEMPRE BEM VINDA, JÁ TE VISITEI COMO DIZEMOS AQUI NO SUL "GOSTEI MUITO DE TEU TRABALHO" PARABÉNS!
UM GRANDE ABRAÇO!
PROF IVANI