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domingo, 21 de outubro de 2012

HABILIDADES DOS SUPERDOTADOS

Altas habilidades ou Superdotação

A Educação dos superdotados é uma das mais complexas e desafiadoras. Sempre está cercada por fortes resistências e preconceitos, pois esbarra na impossibilidade desta educação ficar limitada aos modelos previamente estabalecidos para a maioria dos alunos.
Muitas crianças e jovens extremamente inteligentes, criativos ou excepcionalmente brilhantes estão sendo educados por adultos que não sabem, não percebem ou não entendem o alcance de seu potencial intelectual.
Esses estudantes, algumas vezes, são erronemente identificados como tendo problemas de conduta, quando a percepção e a frustração com as questões esclares são a causas de seu comportamento ou insatisfação. Normalmente os superdotados chegam na escola sabendo muito dos conteúdos e tem de cursar programas projetados para alunos cujo ritmo de aprendizagem é mais lento. independentemente de seu conhecimento avançado, são alunos cujas necessidades intelectuais e emocionais são universais: serem reconhecidos, serem aceitos e encontrarem oportunidades para experenciar o desafio e a alegria de aprender.

Quebrando Mitos:
  • O atendimento especial para superdotados é elitismo.
Esse mito surgiu a partir do atendimento segregado adotado em certos países para exercitar habilidades específicas em áreas acadêmicas. O atendimento especial, sob o paradigma da inclusão, é a interação social de todos que possuem necessidades educaionais especiais e precisam de serviços educacionais diferenciados para que possam ser cidadãos felizes e realizados.
  • A superdotação é sinônimo de genialidade.
 Quando se fala de superdotação a primeira ideia, para a maioria das pessoas, é a de que o superdotado é um gênio ou aquele que alcança sucesso e tudo o que faz. Entretanto, é considerado como superdotado o indíviduo que apresenta uma ou mais áreas de habilidade, com traços consistentemente superiores em relação a uma média (idade, produção, série escolaretc.), em qualquer campo do saber ou fazer. O gênio não apenas possui habilidades relevantes, como também utiliza sua capacidade para a produção ou descoberta que altere conceitos e mude verdades previamente estabelecidads, sendo reconhecido por dar uma contribuição original e de grande valor a sociedade. Podemos concluir, então que nem todo o superdotado é gênio, mas todo o gênio é superdotado. Induvíduos considerados gênios na humanidade podem ter se destacado em apenas uma área e, possívelmente, tiveram aspectos nos quais também demonstraram dificuldades.
  • Superdotados sempre tem bons resultados escolares.
O que tem sido observado é que o individuo superdotado podem apresentar um rendimento aquém de seu potencial, revelando uma discrepância entre a habilidade e o desempenho real. Muitas vezes, o aluno com altas habilidades  pode ficar desmotivado com as atividades implementadas em sala de aula, com o currículo ou com os métodos de ensino aprendizagem utilizados (especialmente a excessiva repetição do conteúdo, aulas monótonas e pouco estimuladoras e o ritmo masi lento da classe).
  • Superdotados desenvolvem seu potencial sem precisar de ajuda.
É um engano pensarmos que os superdotados têm recursos suficientes para desenvolverem sozinhos suas habilidades, não sendo necessária uma intervençao pedagógica compatível e o apoio para a realização de atividades diferenciadas. A realidade é que s alunos com altas habilidades necessitam de uma variedade de experiências de aprendizagem enriquecedoras que estimulem seu potencial.
  • Superdotados tem alto QI.
Não se pode considerar escores nos testes de QI padronizados como indicadores absolutos. Tratam-se de ferramentas criadas para medir  desenvolvimentos de pessoas brancas e de classe mádia de países desenvolvidos, uma realidade distante da brasileira. Testes padrão medem algumas áreas da inteligência e não a totalidade. O equívoco desse mito pode ser comprovado pelas dificuldades apresentads por alguns gênios da humanidade nas áreas abordadas por esses testes.

Fonte:  Talento e Superdotação: Solução ou problema? Maria Lúcia Prado Sabatella

VOCÊ TAMBÉM PODE BAIXAR MATERIAL DIRETO PORTAL DO MEC  COMO POR EXEMPLO O S TÍTULOS ABAIXO QUE ESTÃO COM O ENDEREÇO DE ACESSO:

 A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação Volume 1: Orientação a Professores Organização: Denise de Souza Fleith
DISPONÍVEL EM:  http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab2.pdf



 Saberes e práticas da inclusão
Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais
Brasília − 2006

DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/avaliacao.pdf

 VISITE TAMBÉM O SITE:  http://educacaoinclusiva-seo.blogspot.com.br/p/material-didatico.html


DISPONÍVEL EM :  http://criancarteira.blogspot.com.br/search/label/Vamos%20pensar%20na%20inclus%C3%A3o%3F

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