CURSOS ON LINE

CURSOS ON LINE
PREPARE-SE PARA OS DESAFIOS QUE ESTÃO POR VIR NO NOVO ANO QUE INICIA FAÇA CURSOS ON LINE COM CERTIFICADO GARANTIDO

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

DICAS PARA TRABALHAR COM CRACHÁS



DICAS PARA TRABALHAR COM CRACHÁS


  1. Misture os crachás no chão para que separem os dos meninos dos das meninas.
  2. Misture os crachás para que separem os que começam com a mesma letra.
  3. Escolher um crachá cujo nome seja de um colega e entregar ao mesmo.
  4. Usar os crachás para formar grupos de trabalhos.
  5. Usar os crachás para fazer as chamadinhas.
  6. Separar os crachás cujos nomes tenham o mesmo número de letras.
  7. Mostre o crachá de cada aluno e aguarde que o dono o identifique. Caso isto não aconteça, forneça pistas: diga a primeira e a última letra do nome, ou que o nome começa com a mesma letra de determinado objeto, fruta ou animal.
  8. Entregue aos alunos que estiverem nas primeiras carteiras os crachás daqueles que pertencem à sua fileira. Ele deverá pegar seu crachá e passar os demais para quem estiver logo atrás, e assim, sucessivamente, até o crachá chegar ao último.
  9. Distribua os crachás ao acaso entre os alunos para que cada um encontre o seu.
  10. Trabalhe o número de letras de cada crachá. Pergunte aos alunos: 'Quem tem no nome apenas 5 letrinhas? Venham aqui na frente para a gente ver quem são.' 'Quem são os alunos que o nome iniciam com Vogais?' 'E os que iniciam com Consoantes?' 'Qual o que tem mais ?  Nomes que iniciam com vogais ou com consoantes?' 'Quais alunos têm o nome composto? Quantos são?' 'O que é nome composto? Alguém sabe?' 'Agora cada um vai escrever o nome no papel e fazer um desenho representando você ao lado do nome.'
  11. Entregar os crachás para cada um, mas pedindo para quando for chamado, o aluno deverá buscá-lo pulando com os dois pés ou com um pé só, ou deverá pegar com a mão esquerda, ou gatinhando, etc.
  12. Entregar o crachá de forma visual, apenas. A professora não dirá uma só palavra. O aluno que perceber o nome deverá buscá-lo cantando o seu nome. Pode-se combinar com a classe para que batam os pés no chão caso a criança não perceba que é o crachá dela.
  13. Pode-se colocar os crachás no chão, ou sobre a mesa, sobre o tapete, sobre papeis estendidos no chão como se fossem gramados, mar, etc, para que identifiquem o seu e peguem com a mão, com um rodinho, com varinhas de pescar improvisadas, etc.
  14. A professora pode entregar os crachás para as crianças erradas propositalmente sem que as crianças vejam o nome. Depois que todos tiverem sido entregue, pedir para que vejam se é mesmo o dele e se não for, deverão encontrar o dono e dar um abraço no amigo e voltar para o lugar.
  15. Um dos alunos deverá entregar os crachás. Sugiro que o ajudante do dia o faça.
  16. Bingo: Cada criança deverá receber uma ficha do tamanho de meia folha de sulfite cortada na vertical e colada em papel cartão ou color set contendo o nome da criança digitado. Use a fonte ARIAL, maiúscula, tão grande quanto caiba no espaço da meia folha de sulfite. Colocar num saquinho de TNT ou  de plástico que não seja transparente, as letrinhas do alfabeto que podem ser de EVA. Não se preocupem com as crianças de nomes grandes, pois normalmente estes nomes contém muitas letras que se repetem muito e isso às vezes se reverte em vantagem sobre os nomes curtos. Pode-se usar milho, feijão ou pequenos pedacinhos de retalho de E.V.A. Num segundo momento este jogo pode ser jogado sem mostrar as letras, podendo apenas ser verbalizada pela professora ou até mesmo pelos alunos, um de cada vez, ou todas as letras por um só aluno. Em qualquer um dos casos as letras cantadas devem ser anotadas na lousa, para conferência e evitar que se repitam quando apenas cantadas.
  17. Todo crachá deve conter onome composto do aluno, caso este seja o caso como "Pedro Miguel", "João Vítor", "Maria Eduarda", etc.
  18. Como trabalhar nomes compostos?  Alguns preferem trabalhar um nome de cada vez, para não atropelar o aprendizado. Outros há que já trabalham os dois nomes de uma vez, para que a criança já visualize seu nome completo e aprenda junto.Veja dica para trabalhar nome composto no fim da postagem!!!
  19. Use o crachá de 1º nome com aprimeira letra em destaque: pode ser igualzinho o de cima mas a primeira letra deve ser de outra cor, sugiro o vermelho. Este crachá ajuda a passar do nível pré-silábico para o silábico sonoro, pois começarão a relacionar o BI da Bianca com o BI da bicicleta, por exemplo.
  20. Use crachá do nome completo com letra bastão: Neste crachá os nomes devem ser separados por espaço duplo ou até triplo, para que percebam com facilidade a necessidade deles.
COMO TRABALHAR NOME COMPOSTO?
Alguns preferem trabalhar um nome de cada vez, para não atropelar o aprendizado. Para quem adota este método, sugerimos trabalhar o nome fatiado, seguindo a mesma estratégia do texto fatiado. Outros há que já trabalham os dois nomes de uma vez, para que a criança já visualize seu nome completo e aprenda junto. Ex: A mãe da Maria Izabel conta que ensina a filha seu nome completo: Maria Izabel. Primeiro na fala e agora na escrita. Ela começou com Maria, que foi bem mais fácil, seguido logo depois de Izabel. E a pequena de apenas 3 anos já escreve direitinho!!!


Fonte:
http://www.pragentemiuda.org visitado em:11/02/13

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

SUGESTÃO DE AVALIAÇÃO QUALITATIVA INDIVIDUAL PARA SÉRIES INICIAIS


Sugestão para Avaliação Relatório Individual


Em relação à assimilação e fixação dos conteúdos: O aluno é excelente, independente e realiza todas as atividades.
O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor.
O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão.
O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.

Concentração e atenção às explicações em sala de aula: O aluno é participativo.
O aluno é participativo, mas se empolga demais o que às vezes atrapalha.
O aluno participa somente quando é solicitado.
O aluno não participa da aula. Demonstra apatia.
O aluno é distraído, conversa e ainda atrapalha os demais.

Quanto à correçãoO aluno não consegue corrigir os erros (clipes) sozinho, necessita que o professor lhe oriente durante a correção, seja ela no caderno ou na apostila, pois se distrai com muita facilidade.
O aluno é excelente. Consegue identificar e corrigir seus erros (clipes) sem auxílio do professor, sejam eles no caderno ou na apostila.
O aluno não corrige certo da lousa, pois apresenta deficiência visual.
O aluno não corrige certo da lousa, devido à falta de atenção.

Quanto ao relacionamento do aluno com os colegas: Relaciona-se bem com todos os colegas.
Não relaciona-se bem com os colegas, gosta de se isolar.
Não relaciona-se bem com os colegas, é agressivo.
Gosta de realizar trabalhos em grupo.
Demonstra resistência em fazer trabalhos em equipe.

Quanto à Caligrafia e desempenho do aluno em sala de aula: O aluno é excelente, tem a letra linda, é caprichoso e não apresenta erros.
O aluno é excelente , mas por querer ser o primeiro da classe a terminar, acaba deixando a desejar no capricho e na letra.
O aluno tem uma caligrafia boa, porém com muitos erros.
O aluno tem uma caligrafia ruim, mas não apresenta erros.
O aluno tem uma letra muito bonita e sem erros, mas demora muito para copiar.
O aluno precisa fazer caligrafia (caderno).
O aluno não precisa fazer caligrafia.

Quanto à disciplina: O aluno apresenta comportamento excelente tanto em sala de aula , como na fila.
O aluno apresenta comportamento excelente em sala, porém na fila, deixa a desejar.
O aluno conversa , porém acata às regras da sala.Uma chamada de atenção é suficiente.
O aluno é indisciplinado, cabendo ao professor chamar-lhe a atenção em muitos momentos.

Quanto ao reforçoO aluno não necessita de reforço paralelo.
O aluno necessita de reforço e comparece a todos.
O aluno necessita de reforço, mas não comparece devido à resistência dos pais ou do próprio aluno.
O aluno comparece aos reforços, mas apresenta resistência em realizar as atividades propostas (pede para ir ao banheiro; beber água, distrai-se com facilidade, conversa, brinca).

Quanto ao material usado em sala e lição de casa: O aluno realiza a lição de casa com capricho.
O aluno realiza a lição de casa sem capricho.
O aluno não realiza a lição de casa.
O aluno traz todos os materiais necessários.
O aluno esquece o material escolar.

Quanto à Leitura: O aluno lê com fluência e entonação adequados.
O aluno lê, mas não respeita os sinais de pontuação.
O aluno tem dificuldade na leitura das palavras.
O aluno não lê.

Quanto ao uso de óculosO aluno não usa óculos.
O aluno usa óculos normalmente.
O aluno mostra resistência em usar o óculos, desta forma a professora tem que solicitar constantemente que o mesmo faça uso correto.

Em relação à assiduidade do aluno: falta muito e as mesmas o estão prejudicando no aprendizado.
o aluno não falta, exceto se for extritamente necessário.
o aluno não deverá faltar, está com excesso de faltas.
o aluno não consegue colocar o conteúdo de sala de aula em ordem devido as número de faltas.

Em relação a seus materiais: organiza com ajuda das professoras e inspetora.
organiza com total independência.
não consegue se organizar.
esquece frequentemente materiais na sala.
perde frequentemente materiais na sala.

Em relação aos responsáveis: - “necessitam” de atenção especiais.
- são participativos.
- são criteriosos, indagam bastante e acompanham o desenvolvimento do filho.
- geralmente não acompanham as lições/estudo do filho, porém participam das atividades.
- não são participativos e pouco comparecem às atividades.

Sugestões para iniciar relatórios de avaliação qualitativa

  • Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno…
  • Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste…
  • A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em…
  • Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno…

Sugestões de palavras e expressões para uso em relatórios

Coloque sempre as intervenções feitas para as ações apresentadas, isto ressalta o trabalho do educador em sala de aula.
Você pensa: O aluno não sabe
Você escreve: O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado…
Você pensa: Não tem limites
Você escreve: Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois…
Você pensa: É nervoso
Você escreve: Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois…
Você pensa: Tem o costume de roubar
Você escreve: Apresenta dificuldades de autocontrole quando…
Você pensa: È agressivo
Você escreve: Demonstra agressividade em situações de conflito, usa de meios físicos para alcançar o que deseja…
Você pensa: É bagunceiro, relaxado, porco…
Você escreve: Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.
Você pensa: Não sabe nada
Você escreve: Aprendeu algumas noções, mais necessita desenvolver…
Você pensa: É largado da família
Você escreve: Apresenta ser desassistido da família, pois…
Você pensa: É desobediente
Você escreve: Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos alunos; Tem dificuldades em cumprir regras…
Você pensa: É apático, distraído
Você escreve: Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos.
Você pensa: É mentiroso
Você escreve: Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.
Você pensa: É fofoqueiro
Você escreve: Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.
Você pensa: É chiclete
Você escreve: É muito afetuoso, demonstra constantemente seu carinho…
Você pensa: É sonso e dissimilado
Você escreve: Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.
Você pensa: É preguiçoso
Você escreve: Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades.
Você pensa: É mimado
Você escreve: Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as suas vontades.
Você pensa: É deprimido, isolado, anti-social
Você escreve: Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.
Você pensa: É tagarela
Você escreve: Costuma falar mais que o necessário, não respeitando os momentos em que o grupo necessita de silêncio.
Você pensa: Tem a boca suja
Você escreve: Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar.
Você pensa: Possui distúrbio de comportamento
Você escreve: Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio em grupo, tais como…
Você pensa: É egoísta
Você escreve: Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva.

    EVOLUÇÃO DO (A) ALUNO ( A) NO CONTEXTO ESCOLAR
  • ·         Seu processo de adaptação à nova turma foi tranquilo uma vez que continuou com a mesma turma e a mesma professora.
  • Seu convívio com os demais adultos presentes na escola é excelente. Relaciona-se muito bem com todos os colegas .
  • É uma criança muito tranquila, independente e criativa sendo muito organizada com seu material individual e coletivo.
  • Respeita as regras e combinados (da escola e da sala de aula ).
  • Têm um ótimo comportamento.
  • Participa de todas as atividades propostas com prazer.
  • Em alguns momentos apresenta timidez.
  • É assídua e pontual.
  • Revela habilidades motoras, coordenação motora fina, sequência lógica, percepção visual e capacidade de análise síntese adequados à sua idade.
  • Quanto à assimilação e fixação dos conteúdos é excelente, independente e realiza todas as atividades.
  • Apresenta atenção e concentração em sala de aula e é participativa.
  • Faz leitura de palavras, frases e pequenos texto, assim como o registro dos mesmos, sem auxílio da professora.
  • Seria e classifica objetos. Reconhece e registra os numerais fazendo o uso adequado dos mesmos no dia a dia.
  • Participa com interesse dos projetos interdisciplinares, têm noção de si mesma, família, escola, alimentação e profissão.

MUITOS CONCEITOS DEVEM SE ESCRITOS COM MUITA DELICADEZA POR EXEMPLO:

VOCÊ PENSA
VOCÊ ESCREVE

O aluno não sabe

O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado.

Não tem limites

Apresenta dificuldades de auto-regulação, pois...

É nervoso

Ainda não desenvolveu habilidades para o convívio no ambiente escolar, pois...

Tem o costume de roubar

Apresenta dificuldades de autocontrole quando...

É agressivo

Demonstra agressividade em situações de conflito; usa de meios físicos para alcançar o que deseja.

É bagunceiro, relaxado, porco

Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences.

Não sabe nada

Aprendeu algumas noções , mais necessita desenvolver...

É largado da família

Aparenta ser desassistido pela família, pois...

É desobediente

Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos;
Tem dificuldades em cumprir regras...

É apático, distraído

Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas;
Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos

É mentiroso

Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as atitudes dos colegas.

É fofoqueiro

Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas.

É chiclete

É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho...

É sonso e dissimulado

Em situações de conflito coloca-se como espectador, mesmo quando está clara a sua participação.

É preguiçoso

Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço, porém logo parte para brincadeiras e outras atividades.

É mimado

Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam feitas todas as sua vontades.

É deprimido, isolado, anti-social

Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo permanecer sozinho;
Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social.







terça-feira, 28 de janeiro de 2014

COMO AMPLIAR IMAGENS E MOLDES PARA IMPRIMIR

COMO AMPLIAR MOLDES PARA IMPRIMIR


Gurias encontrei no Blogger Atelie Arte com Amor  um artigo explicando como ampliar os moldes sem que eles percam o formato acesse aqui http://flaviaborgesartesanato.blogspot.com.br/2013/09/como-ampliar-moldes-imagens-e-imprimir.html é muito bom aproveites as dicas