CURSOS ON LINE

CURSOS ON LINE
PREPARE-SE PARA OS DESAFIOS QUE ESTÃO POR VIR NO NOVO ANO QUE INICIA FAÇA CURSOS ON LINE COM CERTIFICADO GARANTIDO

sábado, 29 de setembro de 2012

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA DISLEXIA

ATIVIDADES PARA DISLÉXICOS



Para vencer a dislexia
"Para a maioria das crianças, “b” “a” é igual a “ba”. Mas entre 10% e 15% das pessoas olham para as duas letras e não veem nada além de símbolos incompreensíveis. Confundidas com desatentas, preguiçosas ou mesmo portadoras de deficiência mental, elas são, na realidade, disléxicas. O distúrbio, que tem origens genéticas e neurológicas, faz com que o uso do hemisfério direito do cérebro seja mais acionado do que o esquerdo, lado relacionado às habilidades da leitura e da linguagem. Assim, as formas mais usuais de alfabetização, como o construtivismo, não funcionam adequadamente.
Uma metodologia brasileira adotada por 10 secretarias de educação estaduais e por 23 municipais, porém, tem apresentado resultados animadores. Em média, as crianças disléxicas de 6 anos que aprendem pela nova técnica levam cerca de oito meses para serem alfabetizadas. Já as que não recebem tratamento específico podem chegar ao fim do ensino fundamental ainda trocando as letras.
Publicado pela primeira vez há 10 anos, na revista científica de fonoaudiologia Pró-Fono, o artigo “Alfabetização de crianças com distúrbios de aprendizagem, por métodos multissensoriais, com ênfase fono-vísuo-atriculatória” foi a base do desenvolvimento da metodologia pela fonoaudióloga e psicopedagoga paranaense Renata Jardini. Mãe de um disléxico, ela se interessou em pesquisar alternativas à alfabetização do filho na década de 1980, depois de morar na França, onde conheceu experiências inovadoras. “A ideia era desenvolver um método que possibilitasse a aprendizagem sem que ele passasse pelas coisas que meus pacientes descreviam, como constrangimento, discriminação e baixa autoestima”, explica.
A partir do princípio de que os movimentos da boca são o primeiro sinal de aprendizagem do ser humano — para se comunicar, por exemplo, o bebê chora e emite sons —, Renata desenvolveu um método multissensorial. Ela descobriu que é mais eficiente alfabetizar as crianças ensinando-as a associar o gesto da boca ao som das letras e à grafia. “Para falar a letra ‘a’, abrimos a boca e fazemos um som típico. Quando associa aquele gesto ao som do ‘a’, a criança vê a vogal escrita e consegue entender”, resume. Por isso, a psicopedagoga apelidou a técnica de método das boquinhas, aplicada pela primeira vez nas escolas do Paraná. “Nada é feito por memorização, mas por experimentação. É um método concreto”, completa.


MÉTODO DAS BOQUINHAS
Para ter mais informações sobre a técnica, visite o site:






  • ALGUMAS ATIVIDADES QUE PODEM AJUDAR NO TRABALHO COM DISLÉXICOS:



LEITURA EM VOZ ALTA, AJUDA E MUITO.
(clique na figura para aumentá-la ou mesmo copiá-la)







 RETIRADO DO BLOG:http://espacoaprendente.blogspot.com.br/2012/09/sugestoes-de-atividades-para-dislexia.html

LEMBRANCINHA DE FORMATURA COM PIRULITO

lembrancinha de formatura
Estes formandos de pirulito com certeza vão encantar a todos na sua festa de formatura, além de ser um belo centro de mesa... e depois as crianças ainda o vão se deliciar com os pirulitos... quem resiste?
Tem passo a passo para aprender a fazer...
Tem moldes! clique para ampliar

Painéis para festa de formatura educação infantil

Vejam só estas idéias para sua festa de formatura ou de despedida da sala que encontrei no site da gente miúda. Se você vai fazer um painel para fotos, veja só que interessantes estas dicas.
 
O primeiro painel pode ser feito com papel pardo ou TNT. Decore com desenhos feitos pelos próprios alunos em sala de aula ou com recortes de revistas. Use e abuse da criatividade.
Este é bem mais alegre, amo cores!
Com muita simplicidade o painel ganhou vida com os círculos coloridos de vários tamanhos, feitos com papel ou EVA... prefiro papel que é mais barato. Faça móbiles variados e amarre na parede. Que tal colar em alguns dos círculos as fotos dos alunos?
Outra idéia parecida e tão bonita quanto, do site Celebration.
Aqui alguns círculos ganharam aplicação de capelo.

Idéias da revista Maestra Jardinera.

disponível em: http://www.pragentemiuda.org/2011/11/paineis-para-festa-de-formatura.html#ixzz27rKYBUeK

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

LEMBRANCINHA PARA O DIA DAS CRIANÇAS

 LEMBRANCINHA PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Dia das Crianças está super demais... com apenas alguns retalhinhos de eva você faz a cabecinha, as mãos e os pés das crianças e depois é só colar em chocolates, pirulitos... fica super barato!

Cliquem nas imagens e no molde para ampliar!!!

disponível em:: http://www.pragentemiuda.org/2012/09/lembrancinha-criancas-

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Projeto Primavera - Educação Infantil



Projeto Primavera - Educação Infantil




TEMA: Estação das Flores
DURAÇÃO: De acordo com a Escola
PÚBLICO ALVO: Educação infantil
AUTORA: Profª Marilda

JUSTIFICATIVA: Vivenciar a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza proporciona.


OBJETIVOS:

Trabalhar a percepção tátil, a coordenação motora fina e grossa, as linhas, as cores, os aromas, as medidas, os numerais, formas, texturas e as conseqüências.
Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência.
Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.

CONTEÚDO:

Atividades orais e escritas;
Plantio de diferentes mudas;
Floreira;
Jogos: Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo de Flores;
Brincadeiras;
Músicas e Danças;
Móbiles;
Culinária (apresentação de chá);
Pinturas, Dobraduras e Recortes;
Matérias recicláveis (sucatas);
Histórias com fantoches;
Confecção de livros;
Técnicas de pintura;
Máscaras de flores trabalhadas;
Argila;
Massinha de modelar;
Confecção de esculturas em flores;
Painéis;
Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas;
Exposição de telas – Juscelino Soares (Girassol);
Passeio à floricultura – Rosa de Sharon.

MATERIAS UTILIZADOS:

Papéis (sulfite, cartolina, color set, jornal, bobina, crepom, laminado).
Palitos de churrasco; Garfinhos de madeira.
Sucatas (garrafa pet de diferentes cores e tamanhos; tampinhas de plásticos).
Tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, régua, gliter.
Agulha de costura, fio de náilon, barbante, fita adesiva transparente, botão, pincel, E.V.A. tela.
Sementes e mudas.

CULMINÂNCIA: Exposição da mini floricultura (natural e artificial), degustação de chá.


AVALIAÇÃO: Avaliação continua; Coletivo: plantações e passeio; Grupos: (meninos/meninas), atividades desenvolvidas em sala de aula.


BIBLIOGRAFIA:

- Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
- Revista Nova Escola – Setembro 2006.
- Revista: Guia Pratico para Professoras da Educação Infantil.
- Projetos Escolares – Educação Infantil.

- Com a voz da Eliana tem a música Primavera e também um pot-pourri das canções a Cigarra e a Formiga, As Estações, e Lá vem o Sol. (Algumas crianças podem estar vestidas com asas de borboletas confeccionadas por elas próprias e outras com flores)


- No CD Arca de Noé
tem uma linda canção denominada Girassol cantada pela Jane Duboc - também é uma opção. (Uma coreografia com os alunos vestidos de girassol)


- A montagem de um painel
da seguinte maneira: cada dia um elemento da natureza: flor, uma arara, uma borboleta e assim sucessivamente… Todos os alunos executam o trabalho artístico e cada dia um irá para o painel. Se for possível, associar uma música a cada elemento que for exposto. Importante que haja a participação de todos os alunos.


- Lembrancinha: Um copinho de gelatina ou de refrigerante recheado de jujubas com uma plaquinha em forma de flor desejando feliz primavera - é simpático e as crianças amam.


- Plantar sementes de flores na escola e dar de lembrança um vasinho pequeno com um saquinho de terra e flores para as crianças montarem como pais em casa também.


- Para os maiores: O dia que marca o início da primavera é muito especial. A duração do dia, parte clara, e da noite é a mesma. A partir dai as noites serão cada vez menores e o clima se torna mais quente. Observar pode ser uma atividade interessante.





Mais idéias…


Sugestão I:

Sugiro um grande mural, colorido com flores e passarinhos feitos de dobradura,pintado com têmpera ou cola colorida, usando folhas secas e graminhas coletadas pelas crianças, sempre usando literatura infantil como motivação para adicionar elementos no mural. você pode fazer um motivo por dia, contando histórias ou ensinando musiquinhas com gestos e expressão corporal, ainda máscaras de flores ou de personagens de histórias, fazendo um teatrinho.Explorar texturas, cores, formas e a natureza que é muito rica em elementos.

Sugestão II:

Que tal iniciar com algumas musicas infantis?
Um passeio pelo jardim florido… mostrando alguns cuidados com as plantas…
Que tal contar historias e depois pedir q desenhem… fazer dobradura e dar a eles.
Trabalhar junto as cores da natureza… montar um cartaz com td qto é tipo de flor e fazer colagem…
sao algumas ideias..espero ajudar

Sugestão III:

Música da primavera:
Desperta no bosque gentil primavera.
Com ela chegou o canto, gorgeio dos sábia.
Tra lá lá lá tra lá lá.
As flores se abrem no bosque encantado
Com ela chegou as flores ………… Eu esqueci mas irei ver com as amigas do colégio e escrevo depois.
Tra lá lá lá tra lá lá.
Espero ter ajuda-la


Pode trabalhar com um desfile

meninos e meninas!!
Trabalhar cantigas de roda e outras
a linda rosa juvenil, onde está a margarida,
o cravo e a rosa etc.


Poesias:


1)- NO JARDIM

HELENA PINTO VIEIRA

JARDINEIRO, JARDINEIRO

VAI REGAR O TEU CANTEIRO
LINDAS FLORES
LINDAS FLORES
COLHERÁS O ANO INTEIRO

2)- PRIMAVERA

CLEVANE PESSOA DE ARAÚJO LOPES

A PRIMAVERA EXPLODIU

EM FOLHAS E CORES NOVAS!
QUEM FEZ TUDO NINGUÉM VIU
MAS AS FLORES SÃO AS PROVAS…

3)- PRIMAVERA

(autor desconhecido)

O JARDIM ESTÁ FLORIDO

LINDAS FLORES MULTICORES
TRAZENDO BORBOLETAS DE VÁRIAS CORES
FLORES COLORIDAS E PERFUMADAS
PASSARINHOS A CANTAR
É A PRIMAVERA QUE CHEGOU
PARA TODOS ALEGRAR
LINDA PRIMAVERA

COMO VOCÊ É LINDA

É A PRIMAVERA
NO JARDIM DA BEM VINDA
HÁ FLORES LINDAS E BELAS.

NA PRIMAVERA

SURGEM AS ROSAS E OS CRAVOS
A NATUREZA IMPERA
NO SÍTIO DO ROSALVO.

O AR FICA CHEIROSO

FAZ BEM PARA AS NARINAS
TUDO SE TORNA FORMOSO
PARAÍSO DAS MENINAS.

LINDA PRIMAVERA

COM PÉTALAS A ABRIR
A COISA MAIS SINGELA
QUE PODEMOS ASSISTIR.

ÉPOCA DE ALEGRIA

QUE TRANSMITE MUITA CALMA
NADA DISSO EXISTIRIA
SE NÃO HOUVESSE A ALMA.

DESABROCHAM LINDAS FLORES

E CHEIROSAS TAMBÉM
DE ONDE SURGEM OS FRUTOS
E EXCELENTES ARES CONTÊM.


( ANTONIO CÍCERO DA SILVA )


Fonte: BligIg

Oração da Criança

Oração da Criança
Obrigado Senhor pela minha vida, pela minha saúde, pela minha família e por todos os meus amiguinhos.
Senhor Jesus ensina-me a ser uma criança cheia de fé e de amor, ensina-me a crescer nos teus caminhos, concede Senhor a meus pais sabedoria, paz, trabalho e saúde.
Ajuda-me Senhor a ser uma criança obediente a todos aqueles que devo respeitar inclusive aos meus pais e as pessoas mais velhas.
Obrigado Senhor, por todos os meus brinquedinhos sejam eles pequenos ou grandes, pelo alimento de cada dia, pela minha família, pela nossa saúde e pela nossa proteção.
Abençoa também meus professores e todos os meus amiguinhos de escola, com sabedoria, fé e amor. Dá-me Senhor a benção de ser uma criança feliz e realizada.
Em nome de Jesus, meu único Senhor e Salvador.
Amém.


DISPONÍVEL EM: http://tialeika.blogspot.com.br/2010/10/dia-das-criancas.html

Apresentação para Formatura: Marcas do que se foi...

  Esta apresentação foi realizada pela Professora Alessandra Morais, com sua turma, durante a Festa de Formatura:Foi postada no blog ESPAÇO EDUCAR.  Idéia a vida real. Lindo!!
Os alunos cantaram a música:
CLIQUE AQUI   "Marcas do que se foi". 
 PARA BAIXAR A MÚSICA DIRETO DO KBOING

LETRA DA MÚSICA MARCAS DO QUE SE FOI
Este ano quero paz no meu coração
Quem quiser ter um amigo
Que me dê a mão

O tempo passa
E com ele caminhamos todos juntos
Sem parar
Nossos passos pelo chão
Vão Ficar

Marcas do que se foi
Sonhos que vamos ter
Como todo dia nasce
Novo em cada amanhecer

Marcas do que se foi
Sonhos que vamos ter
Como todo dia nasce
Novo em cada amanhecer

Este ano quero paz no meu coração
Quem quiser ter um amigo
Que me dê a mão

O tempo passa
E com ele caminhamos todos juntos
Sem parar
Nosso passos pelo chão
Vão ficar

Marcas do que se foi
Sonhos que vamos ter
Como todo dia nasce
Novo em cada amanhecer

  • A janela foi confeccionada com diversos papéis coloridos e ao início da apresentação encontra-se de cortinas fechadas:




Ao cantar a parte  "Como todo dia nasce novo em cada amanhecer" a cortina é aberta pelos aluninhos:






E eles dão as mãos no trecho: "Quem quiser ser meu amigo, que me dê a mão".






Batendo palmas, ao final:


Acesse o Artigo Original: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2012/09/apresentacao-para-formatura-marcas-do.html#ixzz27Vwi8wrs

Maneiras de Ajudar Uma Criança a Aprender a Ler

Maneiras de Ajudar Uma Criança a Aprender a Ler


A coisa mais simples e também a mais importante que os adultos podem fazer para ajudar as crianças na fase da Pré ou Alfabetização, a criarem o hábito de buscarem o conhecimento do qual elas irão precisar, para serem bem sucedidas na vida pessoal e profissional, é simplesmente ler alto para elas, começando com isto desde cedo.

A habilidade para ler e entender o que está escrito capacita as crianças a serem auto suficientes, a serem melhores estudantes, mais confiantes, levando-as desse modo às melhores oportunidades na vida profissional e a uma vida mais divertida, tranquila e agradável.
Veja a seguir, As Nove Pequenas Coisas que os Pais, Avós, Professores e outros parentes dispostos a ajudar, podem fazer para auxiliar as Crianças a aprenderem e a criar gosto pela leitura.
  1. Leia em Voz Alta, para seu filho diariamente. Do nascimento até os seis meses, ele provávelmente não vai entender nada do que você está lendo, mas tudo bem assim mesmo.
    A idéia é que ele fique familiarizado com o som de sua voz e se acostume a ver e a tocar em Livros.
  2. Para começar, use Livros Ilustrados sem textos ou com bem poucas palavras. Aponte para as cores e figuras e diga seus nomes. Livros simples podem ensinar a criança coisas que mais tarde vão ajudá-la a aprender a ler.
    Por exemplo, ela aprenderá sobre a estrutura da linguagem - que existem espaços entre as palavras e que a escrita vai da esquerda para a direita.
  3. Conte Histórias. Encoraje sua criança a fazer perguntas e a falar sobre a história que acabou de ouvir. Pergunte-lhe se pode adivinhar o que vai acontecer em seguida conforme for contando a história, com os personagens ou coisas da trama. Aponte para as coisas no livro que ela possa associar com o seu dia a dia. "Veja este desenho de macaco. Você lembra do macaco que vimos no Circo?"
  4. Procure por Programas de Leitura. Se você não for um bom leitor, programas voluntários ou governamentais, na sua comunidade ou cidade, voltados para o desenvolvimento da leitura, lhe darão a oportunidade de melhorar sua própria leitura ou então ler para seu filho. Amigos e parentes podem também ler para seu filho, e também pessoas voluntárias que na maioria dos centros comunitários ou outras instituições estão disponíveis e gostam de fazer isso.
  5. Compre um Dicionário Infantil. Procure por um que tenha figuras ao lado das palavras. Então começe a desenvolver o hábito de brincando com a criança, provocá-la dizendo frases tais como: "Vamos descobrir o que isto significa?"
  6. Faça com que Materiais de Escrever, tais como lápis, giz de cera, lápis coloridos, canetas, etc, estejam sempre disponíveis e a vista de todos.
  7. Procure assistir programas Educativos na TV e Vídeo. Programas infantis onde a criança possa se divertir, aprender o alfabeto e os sons de cada letra.
  8. Visite com frequencia uma Biblioteca. Começe fazendo visitas semanais à biblioteca ou livraria quando seu filho for ainda muito pequeno. Se possível cuide para que ele tenha seu próprio cartão de acesso e empréstimo de livros. Muitas bibliotecas permitem que crianças tenham seus próprios cartões personalizados com seu nome impresso, caso ela queira, exigindo apenas que um adulto seja o responsável e assine por ela.
  9. Leia você mesmo. O que você faz serve de exemplo para o seu filho.
  10.  
  11. CRÉDITOS: http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2011/09/maneiras-de-ajudar-uma-crianca-aprender.html

Máscaras para a Primavera

Máscaras para a Primavera





> > Máscaras para teatrinho" O Cravo Brigou com a Rosa"




RETIRADO DO BLOG:http://mundinhodacrianca.blogspot.com.br/2009/09/mascaras-para-primavera-o-cravo-brigou.html