Altas habilidades ou Superdotação
A
 Educação dos superdotados é uma das mais complexas e desafiadoras. 
Sempre está cercada por fortes resistências e preconceitos, pois esbarra
 na impossibilidade desta educação ficar limitada aos modelos 
previamente estabalecidos para a maioria dos alunos.
Muitas
 crianças e jovens extremamente inteligentes, criativos ou 
excepcionalmente brilhantes estão sendo educados por adultos que não 
sabem, não percebem ou não entendem o alcance de seu potencial 
intelectual.
Esses
 estudantes, algumas vezes, são erronemente identificados como tendo 
problemas de conduta, quando a percepção e a frustração com as questões 
esclares são a causas de seu comportamento ou insatisfação. Normalmente 
os superdotados chegam na escola sabendo muito dos conteúdos e tem de 
cursar programas projetados para alunos cujo ritmo de aprendizagem é 
mais lento. independentemente de seu conhecimento avançado, são alunos 
cujas necessidades intelectuais e emocionais são universais: serem 
reconhecidos, serem aceitos e encontrarem oportunidades para experenciar
 o desafio e a alegria de aprender.
Quebrando Mitos:
- O atendimento especial para superdotados é elitismo.
 
Esse
 mito surgiu a partir do atendimento segregado adotado em certos países 
para exercitar habilidades específicas em áreas acadêmicas. O 
atendimento especial, sob o paradigma da inclusão, é a interação social 
de todos que possuem necessidades educaionais especiais e precisam de 
serviços educacionais diferenciados para que possam ser cidadãos felizes
 e realizados.
- A superdotação é sinônimo de genialidade.
 
 Quando
 se fala de superdotação a primeira ideia, para a maioria das pessoas, é
 a de que o superdotado é um gênio ou aquele que alcança sucesso e tudo o
 que faz. Entretanto, é considerado como superdotado o indíviduo que 
apresenta uma ou mais áreas de habilidade, com traços consistentemente 
superiores em relação a uma média (idade, produção, série escolaretc.), 
em qualquer campo do saber ou fazer. O gênio não apenas possui 
habilidades relevantes, como também utiliza sua capacidade para a 
produção ou descoberta que altere conceitos e mude verdades previamente 
estabelecidads, sendo reconhecido por dar uma contribuição original e de
 grande valor a sociedade. Podemos concluir, então que nem todo o 
superdotado é gênio, mas todo o gênio é superdotado. Induvíduos 
considerados gênios na humanidade podem ter se destacado em apenas uma 
área e, possívelmente, tiveram aspectos nos quais também demonstraram 
dificuldades.
- Superdotados sempre tem bons resultados escolares.
 
O
 que tem sido observado é que o individuo superdotado podem apresentar 
um rendimento aquém de seu potencial, revelando uma discrepância entre a
 habilidade e o desempenho real. Muitas vezes, o aluno com altas 
habilidades  pode ficar desmotivado com as atividades implementadas em 
sala de aula, com o currículo ou com os métodos de ensino aprendizagem 
utilizados (especialmente a excessiva repetição do conteúdo, aulas 
monótonas e pouco estimuladoras e o ritmo masi lento da classe).
- Superdotados desenvolvem seu potencial sem precisar de ajuda.
 
É
 um engano pensarmos que os superdotados têm recursos suficientes para 
desenvolverem sozinhos suas habilidades, não sendo necessária uma 
intervençao pedagógica compatível e o apoio para a realização de 
atividades diferenciadas. A realidade é que s alunos com altas 
habilidades necessitam de uma variedade de experiências de aprendizagem 
enriquecedoras que estimulem seu potencial.
- Superdotados tem alto QI.
 
Não
 se pode considerar escores nos testes de QI padronizados como 
indicadores absolutos. Tratam-se de ferramentas criadas para medir  
desenvolvimentos de pessoas brancas e de classe mádia de países 
desenvolvidos, uma realidade distante da brasileira. Testes padrão medem
 algumas áreas da inteligência e não a totalidade. O equívoco desse mito
 pode ser comprovado pelas dificuldades apresentads por alguns gênios da
 humanidade nas áreas abordadas por esses testes.
Fonte:  Talento e Superdotação: Solução ou problema? Maria Lúcia Prado Sabatella
VOCÊ TAMBÉM PODE BAIXAR MATERIAL DIRETO PORTAL DO MEC COMO POR EXEMPLO O S TÍTULOS ABAIXO QUE ESTÃO COM O ENDEREÇO DE ACESSO:
A Construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades / Superdotação Volume 1: Orientação a Professores Organização: Denise de Souza Fleith
DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab2.pdf
Saberes e práticas da inclusão
Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais
Brasília − 2006
DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/avaliacao.pdf
VISITE TAMBÉM O SITE: http://educacaoinclusiva-seo.blogspot.com.br/p/material-didatico.html
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DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab2.pdf
Saberes e práticas da inclusão
Avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais
Brasília − 2006
DISPONÍVEL EM: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/avaliacao.pdf
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DISPONÍVEL EM :  http://criancarteira.blogspot.com.br/search/label/Vamos%20pensar%20na%20inclus%C3%A3o%3F

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