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terça-feira, 2 de outubro de 2012

VISÃO , APRENDIZAGEM EA SÍNDROME DE IRLEM

dislexia
     O ato de aprender é próprio do ser humano, porém a qualidade e a quantidade dos novos saberes dependerão muito dos estímulos recebidos e principalmente da eficácia de cada um deles. Grande parte desses fatores de influência são originários do meio social, no qual o indivíduo está inserido, porém há que se considerar limitações físicas ou predisposições pessoais que cada um carrega em seu próprio código genético (FONSECA, 2004).
    Estima-se que cerca de 85% de tudo o que aprendemos ou assimilamos do ambiente, bem como o desenvolvimento normal sensorial e motor, dependem de nossas habilidades visuais nos primeiros seis meses de vida (ATKINSON, 2000 e SHOR, 1989).

Visão, aprendizagem e a Síndrome de IrlenSão vários os transtornos, síndromes e déficits que dificultam a aprendizagem, dentre os quais estão os distúrbios de aprendizagem relacionados à visão, que correspondem a uma dificuldade na manutenção da atenção, compreensão e memorização e à atividade ocular durante a leitura, levando a um déficit de aprendizado. Tais distúrbios afetam indivíduos de todas as idades, com inteligência normal ou superior à média e está relacionada a uma desorganização no processamento cerebral das informações recebidas pelo sistema visual. O esforço despendido nesse processamento, torna a leitura mais lenta e segmentada, o que compromete a velocidade de cognição e a memorização.
Um desses distúrbios de aprendizagem relacionados à visão é a Síndrome de Irlen (SI), que se caracteriza por dificuldades de processamento cerebral das informações visuais, causadas pela sensibilidade a determinados comprimentos de ondas de luz espectral visível ao olho humano (IRLEN, 1991). Tal disfunção perceptual apresenta seis manifestações principais: fotossensibilidade (sensibilidade aumentada a luz),
desfocamento à leitura com distorções visuais, 
restrição do campo visual periférico, dor de cabeça, 
dificuldade de adaptação a contrastes e na manutenção da atenção

Alguns sintomas físicos recorrentes são:
lacrimejamento, 
coceira e ardência ocular, 
esfregar os olhos constantemente,
tampar/fazer sombra nos olhos enquanto lê, 
apertar e piscar os olhos excessivamente,
balançar ou tombar a cabeça, cansaço após 10 a 15 minutos de leitura e leitura na penumbra.(GUIMARÃES, 2009)

A Síndrome de Irlen pode afetar além da leitura, outras áreas variadas da vida do indivíduo. A sensibilidade à luz pode causar desde simples incômodos em determinados ambientes ou circunstâncias, até prejuízos em habilidades, tais como: prática de esporte com bola, coordenação motora fina e grossa, habilidades musicais, coordenação espaço temporal, dentre outras (IRLEN, 1991).
676205_36513730Um indivíduo mesmo que com a acuidade visual dentro dos padrões de normalidade (ou seja, enxergando bem) tem chances de ser portador da síndrome, já que se trata de uma disfunção da percepção e não uma patologia ligada diretamente aos olhos. Ela está relacionada a déficits na codificação e decodificação das informações visuais pelo sistema nervoso central (AMEN, 2004). É necessário um diagnóstico diferencial por profissionais especializados, uma vez que não pode ser detectada através de exames oftalmológicos de rotina, nem por testes padronizados para verificação de dificuldades de aprendizagem (IRLEN, 1991).
De forma simplificada, a Síndrome de Irlen se manifesta da seguinte forma:
grafico


 POPULAÇÃO AFETADA PELA SÍNDROME DE IRLEN


A população afetada pela Síndrome de Irlen se resume em 12-14% da população geral, superdotados e bons leitores; 46% de indivíduos com déficits específicos de aprendizagem e leitura; 33% dos casos de TDA e TDAH, Dislexia e comportamentais e 55% dos indivíduos com traumatismos cranianos, concussões, lesão contragolpe, etc (GUIMARÃES, 2009).

Visão, aprendizagem e a Síndrome de IrlenO protocolo de diagnóstico da Síndrome de Irlen é realizado através de uma abordagem multidisciplinar, com contribuição de diversas áreas, como: oftalmologia, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Tal protocolo envolve entrega de questionários caracterização e habilidades acadêmicas, anamnese, exames oftamológicos específicos, screening (avaliação para constatação de distorções visuais no processo de leitura pela metodologia Irlen) e diagnóstico do padrão de leitura avisando intervenções psicopedagógicas, oftalmológicas, neurológicas, etc.

O Método Irlen de tratamento oferece aos portadores da Síndrome de Irlen diminuição da sintomatologia ou em alguns casos sua eliminação completa. É válido ressaltar que não se trata de intervenção medicamentosa, nem invasiva, mas sim propõe dois tipos abordagem (IRLEN, 1991):

     1. Uso de overlays – lâminas de sobreposição. Objetivos: proporcionar conforto, nitidez, estabilidade e fluência durante a leitura. Tratamento proposto pelo atual projeto.

    2. Filtros de bloqueio espectral (em óculos ou lentes de contato) – prescrição exclusiva de oftalmologista.
Hoje o método Irlen de tratamento vem sendo utilizado em quarenta e dois países e em mais de quatro mil instituições de ensino. Nos Estados Unidos uma resolução adotada em Julho de 2009, durante a Assembléia Geral de NEA – National Education Association, que agrega aproximadamente 3 milhões de trabalhadores na área da educação foi aprovada a proposta de que todos os seus membros sejam informados sobra a Síndrome de Irlen e seu tratamento. Outros locais aonde os testes já vem sendo aplicados como de rotina são: Austrália e Reino Unido (GUIMARÃES, 2009).

Visão, aprendizagem e a Síndrome de IrlenNo Brasil, a Síndrome de Irlen é conhecida há apenas quatro anos através de cursos oferecidos pela Fundação do Hospital de Olhos de Minas Gerais, em módulos teórico-práticos sobre a metodologia de diagnóstico e tratamento. A rede de profissionais capacitados é composta por cerca de 530 profissionais de diversas áreas da saúde e educação. Esses indivíduos capacitados são conhecidos como screeners em 16 estados brasileiros.
Mais informações encontram- se disponíveis no site:  Dislexia de Leitura
nina 


Autor: Marina Roberta Vieira Nogueira
Área de atuação: Desenvolvimento de projetos e pesquisas ligadas à Síndrome de Irlen e Síndrome da Deficiência Postural
E-mail: marinaroberta2@gmail.com
Fisioterapeuta graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pós- graduanda do curso de Neurociências e Psicanálise aplicadas à Educação pela Universidade São Camilo- BH
Screening do Método Irlen

Referências
  • ALMADA, A. Síndrome de Irlen: Uma Nova Abordagem para Dificuldades de Aprendizagem. Escola Superior Aberta do Brasil. Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínico- Institucional. Vila Velha. E.S., 2009.
  • AMEN, D.G. Light in the Brain. Brain in the News Newsletter.30/06/2004
  • American Academy of Child and Adolescent Psychiatry (AACAP). Practice parameters for the assessment and treatment of children, adolescents and adults with Attention Deficit/hyperactivity disorder. J Am Acad Adolesc Psychiatry 1997;36 (10 Suppl):85S-121S.
  • American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 4th ed. Washington: American Psychiatric Association; 1994.
  • ATKINSON, J. The Developing Visual Brain. New York: Oxford University Press, 2000.
  • Dislexia de Leitura. Informações e artigos. Disponíveis na Internet em Dislexia de Leitura.
  • FONSECA, Vítor. Dificuldades de aprendizagem: Abordagem Neuropsicológica e Psicopedagógica ao Insucesso Escolar. 3ª Edição. Âncora Editora, 2004.
  • GUIMARÃES, Márcia; e GUIMARÃES, Ricardo. Palestras ministradas no VI Curso de Dislexia de Leitura da Fundação Hospital de Olhos, realizada em Belo Horizonte, MG, nos dias 9, 10 e 11 de julho de 2009.
  • Instituto Irlen Internacional. Informações e Artigos. Disponíveis na Internet em Irlen.
  • IRLEN, Helen. Reading by the Colors- Overcoming Dyslexia and Other Reading Disabilities Through the Irlen Method. New York: Avery, 1991 (Updated Edition, New York: Penguin Group 2005)
  • RICHMAN, J. Use of Sustained Attetion Task to Determine Children at Risk for Learning Problems. J Am Optom Assoc.; 57, 20-6. 1986.
  • SCHOR ,C. ROSENBLOOM, A. e MORGAN, M. Visuomotor Development. In Principles and Practices of Pediatric Optometry. Philadelphia: JB Lippincott, 1989.
  • VOHS, K.D., and R. F. BAUMEISTER,2004. Understanding Self- Regulation. Handbook of Self- Regulation: Research, Theory and Applications. ed. R. F. Baumeister e K. D. Vohs. New York: Guilford Press.

    IMPORTANTE

  • • Sempre procure um médico para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e prescrever medicamentos.
  • • As informações disponíveis neste blog são de caráter exclusivamente informativo.  
  •                                                                                             DISPONÍVEL NO SITE : http://bluelogs.net/drexplica/artigos/visao-aprendizagem-e-a-sindrome-de-irlen/