CURSOS ON LINE

CURSOS ON LINE
PREPARE-SE PARA OS DESAFIOS QUE ESTÃO POR VIR NO NOVO ANO QUE INICIA FAÇA CURSOS ON LINE COM CERTIFICADO GARANTIDO

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Guia para Formatura na Educação Infantil






Gente, esta época do ano é do balacobaco.

Formatura, festa de encerramento, avaliação das crianças... junta tudo em um mês só e haja pernas e braços para tanta correria e criatividade para tantos acontecimentos.

Então vamos lá!!! Pensando junto. Quem tiver dica deixa aí nas postagens que nunca é demais.

Algumas escolas fazem a festa de encerramento e formatura no mesmo dia, o que ajuda muuuuuuuuuuito já que a decoração, músicas e apresentações ficam tudo para este dia.

Outras escolas antecipam a formatura para o mês de novembro, assim fica um pouco longe do Natal. Nos dois casos já é uma ajudinha para a gente.

Mas chega de blá, blá, blá e vamos lá. Aí embaixo deixei tudo que encontrei neste mundão da internet. São ideias muito bacanas que irão dar uma incrementada.

PENSANDO A FESTA DE FORMATURA.


Você pode optar pelo formato (decoração e solenidade) tradicional ou, dependendo do que a turma está trabalhando, adaptar o tema a este evento, por exemplo, festa oriental, temática etc...

Eu acho que estas coisas devem ser tradicionais, pois são um rito de passagem e sinalizam uma transição na vida da criança, acho bonitinho fazer um passo a passo.
Comece então, pensando nos convites (em breve farei um post só com estes modelinhos).


Depois de enviados os convites, defina o diploma.

Abaixo segue alguns modelinhos.
clique na imagem para ampliar e copiar


Agora que já temos o convite e o diploma, está na hora de pensar a festa. Pode ser algo íntimo para o pai e a mãe ou pode ser aberta a familiares, amigos e toda comunidade escolar ( o que dá mais trabalho e é bem mais legal).

Defina junto com a turma a música de entrada. Há duas opções, cada criança pode escolher sua música de entrada (peça que os pais a enviem gravada em um CD) ou pode ser uma para todos.
Uma música tradicional e linda para este ocasião é Aquarela - de Toquinho.

Logo abaixo, veja um modelinho para organização da solenidade.


ABERTURA DA FORMATURA

Coloque imagens, vídeos, tudo o que você tiver registrado ao longo do ano, com sua turma.
Deixe que os pais fiquem assistindo enquanto as crianças se aprontam para o evento.
Faça a entrada de cada criança, com amúsica escolhida.
Entregue a cada uma, o diploma e o chapéu e peça que sentem nos locais pré estabelecidos.
Faça uma leitura rápida, de um agradecimento aos pais e aos alunos.
Tem um livro do August Cury, que tem uma mensagem bem apropriada.


FILHOS BRILHANTES ALUNOS FASCINANTES


Bons filhos conhecem o prefácio da história de seus pais.

Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.


Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas.

Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.


Bons jóvens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.


Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio.


A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe mas no quanto ele tem consciência que não sabe. O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos.


Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações.


Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar.

Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora. Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura!

Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos.

Após a leitura, faça o rito do caderno - É uma passagem simbólica, da educação infantil para o primeiro ano, onde eles usarão o caderno.
Peça que as crianças levantem e ao som da música "O caderno" faça a entrega de um caderno decorado para cada criança, desejando-lhe muito sucesso na próxima etapa.

Dentro destes eventos, inclua apresentações e outras atividades que sejam do interesse da escola.






Abaixo, dicas de como decorar.

Enfeite de mesa, acabamentos e lembrancinha.

Uma ideia barata é colocar telas grandes pintadas pelças próprias crianças com o tema da formatura, cada 5 crianças pintam uma. Muito balão e muito TNT, barato e prático de montar.












Esta dica abaixo, peguei no blog da Greice (adoro). Se quiser conferir, visita o Cantinho Alternativo.


Mensagem de despedida

Não chore nas despedidas, pois elas constituem formalidades obrigatórias para que se possa viver uma das mais singulares emoções da vida: O reencontro. (Richard Bach)

Acho esta frase linda e acredito que cada professora pode criar um texto bem legal, a partir desta mensagem.

Eu não gosto de textos longos, além de não ter paciência o evento é infantil e devemos lembrar sempre disto. Por mais que os pais e familiares estejam assistindo o momento é das e para as crianças.
CRÉDITOS:   http://www.cantinhodaeducacaoinfantil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário