CURSOS ON LINE

CURSOS ON LINE
PREPARE-SE PARA OS DESAFIOS QUE ESTÃO POR VIR NO NOVO ANO QUE INICIA FAÇA CURSOS ON LINE COM CERTIFICADO GARANTIDO

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Síndrome do pensamento acelerado



Síndrome do Pensamento Acelerado


A nossa sociedade anda cada vez mais apressada. As próprias crianças vivem numa correria desenfreada tipo casa-escola-ginásio-casa, com múltiplas tarefas e enfrentando o trânsito caótico nas grandes cidades.A simples vivência dos ruídos (nas escolas, nas fábricas, nos escritórios, nas ruas, etc.) expõe as pessoas a um stress doentio que acabará em desgaste e desmotivação.
A SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado) é uma doença moderna caracterizada principalmente pelo excesso de estímulos abstraídos da televisão, Internet, etc. As pessoas que sofrem desse problema não conseguem manter uma qualidade de vida desejável, pois são inconstantes, insatisfeitas e emocionalmente instáveis.
As pessoas que sofrem desse problema não conseguem manter uma qualidade de vida desejável, pois são inconstantes, insatisfeitas e emocionalmente instáveis.

A ansiedade que manifestam no dia-a-dia faz com que se sintam desmotivadas e impulsionadas a querer sempre mais, daí a inconstância e a compulsão pelas conquistas.

Devido ao excessivo número de informações diárias, preocupações sociais e intensa atividade no trabalho, esses indivíduos tornam-se irritados, insatisfeitos com sua própria vida, têm dificuldades para se concentrarem, insônia, cansaço, fadiga e se sentem incapazes de sentir alegria na realização das atividades diárias.

No meio escolar podemos observar que o índice de casos da SPA é extremamente expressivo, pois os alunos demonstram uma dificuldade acentuada em manter a atenção nas atividades, nas explicações do professor e, ainda, expressam uma certa dose de agressividade e impaciência que chega a assustar educadores e até mesmo os pais.

Entretanto faz-se necessário frisar que esta doença não atinge somente crianças, mas uma grande maioria de pessoas que se expõe à velocidade da informação veiculada diariamente.
A SPA produz diversos sintomas como:
Irritabilidade,
Insatisfação existencial,
Dificuldades de concentração,
Alterações de memória,
Fadiga,
Sono alterado,
Perturbações emocionais (flutuação do humor) eleva a uma ansiedade excessiva.






Síndrome do pensamento acelerado

Você está estressado? Se irrita com pouca coisa, não consegue relaxar, nem dormir direito?
Cuidado! Você pode estar sofrendo de Síndrome do Pensamento Acelerado (Spa).
É uma doença moderna, que atinge principalmente pessoas que moram em cidades grandes.
Cerca de 25% dos paulistanos sofrem desse mal.

A velocidade do pensamento, que já se tornou comum na correria do dia-a-dia, pode provocar ansiedade e deteriorar a qualidade de vida. Isso pode acabar causando a síndrome.

Os portadores desse problema lutam para conquistar algo, mas quando conseguem, logo perdem o prazer. Amam o desafio, mas não sabem desfrutar o pódio. Detestam a rotina, estão sempre em busca de novos estímulos para ter um pouco de satisfação. Contudo, não têm uma emoção contemplativa e estável, pois ela é continuamente torpedeada pela avalanche de pensamentos que produzem.

Uma edição como a do jornal New York Times contém mais informações do que uma pessoa comum poderia incorporar. Precisaríamos de mil anos para receber o que se produz em um mês no mundo. Muitos escritores, jornalistas, profissionais liberais possuem a Spa. Raramente um executivo não a tem.

Sintomas:
Irritabilidade, insatisfação existencial, dificuldade de concentração, déficit de memória, fadiga excessiva, sono alterado, dificuldade de extrair prazer nos estímulos da rotina diária, sentimento de insuficiência.

Causas:
Excesso de estímulos do mundo moderno. A cada 10 anos, dobra o número de informações no mundo. A grande quantidade de informações, associada a preocupações sociais, busca compulsiva de necessidades que nem sempre são prioritárias e intensa atividade profissional.

O que acontece:
Uma característica básica da síndrome Spa é o cansaço físico exagerado e inexplicável. Por pensar excessivamente, os portadores dessa síndrome roubam energia do córtex cerebral, que é a camada mais evoluída do cérebro. A energia do córtex deveria ser utilizada nos órgãos do corpo, como musculatura. Assim, sentem uma fadiga impressionante.

Como tratar:
Para evitar ou tratar a Spa é preciso um novo estilo de vida. Torna-se necessário treinar a emoção para desacelerar os pensamentos e se tornar uma pessoa estável, feliz e tranqüila.

Assista ao vídeo:
- acesso por modem 
- acesso por banda larga 

Para entendermos melhor o que é essa síndrome, Ana Maria recebeu o psiquiatra Augusto Cury.

Uma das profissões que são consideradas das mais estressantes é a do publicitário.
Recebemos no programa um dos publicitários mais conhecidos do Brasil: Agnelo Pacheco.
Ele confessa ser uma vítima da Spa.

Assista ao vídeo:
- acesso por modem 
- acesso por banda larga 

Dr. Augusto Cury
Fone: (17) 3341-8212


fonte:  http://tvg.globo.com/programas/mais-voce/v2011/MaisVoce/0,,MUL478496-10344,00-SINDROME+DO+PENSAMENTO+ACELERADO.html

http://espacoaprendente.blogspot.com.br/2012/09/sindrome-do-pensamento-acelerado.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário